Sem categoria

Sistema eletrônico “Big Brother” puxa orelha de caminhoneiro desatento.

By 2 de outubro de 2023 No Comments

O caminhoneiro ganhou um aliado para reduzir o risco de distrações ao volante. Trata-se de um sistema que, por meio de mensagens de voz, “puxa a orelha” do motorista desatento. Bem como lembra que é hora de parar para descansar. Assim, o sistema identifica, em tempo real, eventuais sinais sobre mudanças de comportamento. É o caso do alerta “não desvie o olhar”, para que o motorista foque a atenção no volante.

Seja como for, o sistema também fiscaliza hábitos que não são saudáveis, ou mesmo inseguros. Caso o motorista fume a bordo, poderá ouvir a mensagem: “não fume”. Do mesmo modo, se estiver ao celular enquanto dirige, poderá ser alvo de uma advertência.

Conforme a Infleet, empresa que desenvolveu o sistema, a tecnologia também detecta quando alguém não autorizado assume o volante. Assim, o aviso de voz diz: “não reconheci você”. Ou seja, o dispositivo utiliza um banco de dados para saber quais caminhoneiros podem dirigir o veículo.

Segurança para o caminhoneiro

Conforme a empresa, o monitoramento pode ser acompanhado em tempo real pelo frotista. E, quando situações como essas são identificadas, o gestor pode tomar as medidas para saber o que está havendo. De acordo com a Infleet, essa funcionalidade ajuda, inclusive, a reduzir os acidentes de trânsito.

Além da segurança para o motorista, o sistema estimula uma direção que preserva a integridade pessoal. Bem como a proteção ao veículo. E também à carga transportada.

Conforme a infleet, o equipamento também proporciona ganhos de eficiência operacional da frota. Isso porque o sistema de alerta por voz ajuda a reduzir custos com abastecimento e com manutenção. E isso reflete, aliás, no melhor desempenho do veículo.

 

LINK: https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/sistema-eletronico-big-brother-puxa-orelha-de-caminhoneiro-desatento/

×