A lista com as piores rodovias do Brasil veio a público em 2022, com a pesquisa elaborada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O estudo trouxe um panorama sobre a má a qualidade das rodovias brasileiras.
Além disso, cerca de 82% desses números resultaram em vítimas fatais ou feridas (números também divulgados pela CNT).
Piores rodovias do Brasil levam a mais acidentes fatais
Primeiramente, as rodovias estaduais com os piores índices estão, em sua maioria, na região Nordeste. Abaixo, o Portal do Trânsito traz um levantamento das piores rodovias do Brasil:
- BR-101: com 4.650 km de extensão e conhecida com translitorânea, a BR-101 começa no município de Touros (RN) e termina em São José do Norte (RS). Além disso, a BR-101 é também a rodovia com mais acidentes já registrados pela Polícia Rodoviária Federal.
- BR-040: com 1.175 km de extensão, a estrada liga Brasília (DF) até o Rio de Janeiro (RJ). Recentemente, o Governo Federal decidiu levar essa rodovia a leilão. Com isso, serão incluídos novos trechos e também haverá a conclusão de obras na subida da Serra de Petrópolis (o trecho mais perigoso dessa via).
- BR-116: essa rodovia começa no estado do Ceará e termina no Rio Grande do Sul. Com uma extensão de 4.542 km, a BR-116 é uma das mais importantes do Brasil. A via possui grande fluxo de veículos e corta 10 estados. Por consequência, há trechos irregulares e esburacados, tornado essa rodovia perigosa tanto para caminhoneiro quanto para os demais motoristas.
- BR-316: de concessão pública, a BR-316 liga cidades de Belém (PA) até Maceió (AL) em 2.000 km de extensão. Além disso, a péssima qualidade do asfalto pode ser observada em praticamente toda a rodovia, além de poucas passarelas para travessia de pedestres. Tanto que, infelizmente, só em 2020, registrou-se 690 óbitos na BR-316.
- BR-222: apelidada de “Rodovia da Morte”, a BR-222 liga Fortaleza (CE) ao Marabá (PA) com 1.811 km de extensão. Em alguns trechos (devido a precarização da estrada e falta de sinalização)recomenda-se reduzir a velocidade drasticamente e conduzir o veículo em 30 km/h.
As piores rodovias do Brasil: o que diz o Ministério dos Transportes?
Para apurar as informações sobre as piores estradas do Brasil, o Portal do Trânsito consultou o Ministério dos Transportes. O mapeamento das piores estradas do país começou pela Equipe de Transição de governos.
De acordo com o relatório do grupo técnico, existe deficiência da previsão orçamentária na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 para: execução de obras, redução da carteira de investimento e para a manutenção das estradas em nível crítico (além de perda de instrumentos de governança).
As piores rodovias: previsão de melhorias
Entretanto, apesar da situação precária em diversas rodovias do país, para este ano estão previstos R$ 18,8 bilhões. Dessa verba, há mais R$ 1,7 bilhões a pagar, chegando a um total de R$ 20,5 bilhões.
Segundo o Ministério dos Transportes, as concessões em trechos com problemas estruturais estão em estudo pela Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes. Infelizmente, ainda não há um modelo definido.