Primeira compra de caminhão elétrico da Scania é no RS

Fenatran 2024 foi o palco de um marco histórico para a Scania , com a venda do primeiro caminhão elétrico para a empresa gaúcha Reiter Log , de Nova Santa Rita. A diretora de ESG da transportadora, Vanessa Pilz, destacou o início da descarbonização da frota em 2014 e o aumento de investimentos a partir de 2021. “Hoje, somos a maior frota sustentável do Brasil . % a gás , que buscamos abastecer com biometano, estamos atentos às novidades do mercado para oferecer o melhor arranjo para os clientes que têm o mesmo objetivo na sua operação”, assinalou. 
 
De acordo com Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, a Reiter Log é o maior cliente de produtos sustentáveis da montadora no Brasil, com uma frota a gás que supera as 200 unidades . “Agora, entra para a nossa história comprando o nosso primeiro cavalo elétrico”, comemorou. Além do elétrico, a transportadora ainda fechou pedido de mais 100 caminhões, sendo 40 do modelo G 460 a gás e outros 60 com combustão a diesel.
 

O 30 G tem autonomia de aproximadamente 250 km , versão cavalo mecânica 4×2 com 300 kw de potência (410cv) e capacidade máxima de tração de 66 toneladas. Está equipado com dois pacotes de baterias (num total de 416 kWh). A máquina elétrica EMC1-4 possui potência de regeneração de 330kW e desenvolve torque de 1.150Nm. Importado da Suécia, o modelo oferece zero emissão de CO2 e baixo custo operacional .

Com a introdução do elétrico, o mix sustentável da Scania ficará desta forma: gás comprimido (GNC), gás liquefeito (GNL), biometano e biodiesel B100. “Estamos cumprindo mais um passo do compromisso de liderança na transição para um sistema de transporte mais sustentável, firmado globalmente em 2016. O transportador brasileiro terá em suas mãos o mais amplo portfólio sustentável do mercado ”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.
 
Segundo o presidente, o transportador está em busca de soluções que melhor proporcionem resultados para atender a cada vez maior exigência dos embarcadores para cumprir suas metas de descarbonização com frotas de caminhões mais sustentáveis transferindo suas cargas . “É um frete disputado hoje no mercado”, revela.
 
Nucci confirma as primeiras entregas do elétrico para janeiro de 2026 . Sinaliza que o modelo atenderá às distâncias urbanas e regionais de até 250km no hub a hub logístico (produtos mais perecíveis) e na última etapa da entrega da carga. Já o gás natural e o biometano devem ser usados nas rotas de 200 a 600km e o diesel, GNL e o biodiesel em trajetos de longas distâncias acima de 600km.
 
Marcelo Gallao, diretor de desenvolvimento de negócios da montadora, assinalou que o objetivo é começar as importações e ir amadurecendo com o mercado, clientes, rede e embarcadores, juntando toda a cadeia de transporte e o poder público. “Quando estivermos com os veículos elétricos rodando, vamos passar por um ciclo que é normal na indústria : de projeções, aprendizagem, avaliação das demandas, análise do que mais poderemos complementar a linha dos produtos e acompanhar o desenvolvimento da infraestrutura no país. É uma jornada que não depende apenas da Scania”, ressaltou.
 
Os demais lançamentos foram os modelos P 280 6×4 XT para a construção civil , a edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv, os semipesados de sete litros com novas potências, de 250cv e 280cv, o Super B100 (100% movido a biodiesel ) e a nova versão a gás de 650km de autonomia . No segmento de motores industriais, marítimos e para geração de energia a novidade é o modelo DC13 507A, que chegará ao mercado em 2026. Ele pode ser utilizado em aplicações para usinas termoelétricas, indústrias, na indústria, em supermercados, hospitais, pecuária e indústria petroquímica.
 

TKA Cranes apresenta novo guindaste em aço especial

Equipamento tem o opcional Fly Jib, que soma seis lançamentos


A TKA Cranes , fabricante de equipamentos com sede em Flores da Cunha, apresentou ao mercado, durante a Fenatran 2024, o guindaste modelo 90.900 Trave , produzido em aço de ultra alta resistência, que o torna mais forte e mais leve . O equipamento opera sobre o chassi do caminhão e possui capacidade de carga de 20,3 toneladas , com oito extensões hidráulicas e três manuais.
 
Com o opcional Fly Jib , que soma seis lançamentos, sendo cinco hidráulicas e uma manual, a máquina atinge até 36,5 metros verticalmente e 32,8 metros horizontalmente . Isso o coloca como a concentração de maior alcance na categoria de 90 toneladas métricas. O modelo pode ser operado por comandos no próprio equipamento ou por controle remoto, o que proporciona melhor visualização da atividade e garante maior segurança ao operador.
 
O TKA 90.900 foi desenvolvido para diversas aplicações em movimentação e elevação de cargas. É indicado para construção civil, infraestrutura, energia eólica, mineração e movimentação industrial, entre outras. Também atendemos às demandas do agronegócio , movimentando plantadeiras e plataformas. “Graças ao maior alcance, o equipamento consegue erguer e movimentar cargas em espaços com teto baixo, permitindo operações em locais de difícil acesso, especialmente quando utilizado com Fly Jib”, explica Marco Aurélio Nunes Waikamp, diretor de produtos.
 
A TKA Cranes iniciou as atividades em 2008. Oferece um portfólio de equipamentos para transporte e elevação de cargas e pessoas, com guindastes nas linhas trave, canivete e BX, além de cestos aéreos. Os produtos estão presentes em mais de 23 países , em todos os continentes, contando com uma rede de 14 distribuidores no exterior e unidade comercial em Monterrey, no México.
 
 
Fonte: Jornal do Comércio
Imagens: TKA Cranes/Divulgação/JC
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