NotaNota de Falecimento

NOTA DE PESAR

By 1 de novembro de 2022 No Comments

Faleceu nesta segunda-feira (31), em Porto Alegre, o ex-Deputado Estadual e Federal, Francisco Appio, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Appio lutava contra problemas de insuficiência cardíaca há algum tempo, e foi paciente em três procedimentos de ponte de safena. Enquanto parlamentar, dedicou-se às causas dos caminhoneiros, sendo criador de uma Subcomissão da Assembléia Legislativa voltada para a luta contra o roubo de cargas e desaparecimento de profissionais da classe caminhoneira. 

Também atuou em emissoras de rádio do interior do Rio Grande do Sul, como a Rádio Esmeralda, de Vacaria, Difusão, de Erechim, e Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. Além disso, também foi funcionário de carreira do Banco do Brasil. Em sua trajetória como comunicador, ele foi criador do programa SOS Caminhoneiro, que há 22 anos é presente em diversas emissoras do Estado. 

O ex-deputado possuía fortes vínculos afetivos com a Federação dos Caminhoneiros Autonomos do RS (FECAM-RS) desde a época de gestão do presidente Mariano Costa, o qual teve privilégio de contar com a cooperação de Appio na Subcomissão dos Caminhoneiros no parlamento gaúcho, como membro efetivo. 

Francisco Appio deixa um legado de extensas páginas de serviços prestados à sociedade gaúcha e brasileira, sendo reconhecido por todos como um defensor dos direitos dos caminhoneiros. Seu corpo foi cremado no crematório de Passo Fundo, e suas cinzas foram levadas para Vacaria.

A FECAM-RS, ao noticiar essa perda irreparável, reúne-se ao momento de dor da família de Francisco e manifesta, em nome do presidente André Costa, da diretoria e de Francisco Dias, profundos sentimentos. 

×