Mercedes-Benz lança caminhões movidos a controle remoto

A Mercedes-Benz acaba de apresentar para o mercado nacional seus caminhões movidos por rádio controle. Além dessa inovação, a marca também disponibiliza duas outras soluções tecnológicas: caminhões semiautônomos e caminhões autônomos, todos destinados a operar em ambientes controlados. Segundo Marcos Andrade, gerente Sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, essas tecnologias foram desenvolvidas com o objetivo principal de proteger e valorizar o motorista.

As novas tecnologias de automação da Mercedes-Benz não visam substituir os motoristas, mas sim auxiliá-los, retirando-os de operações específicas onde estão sujeitos a riscos e desconfortos excessivos. Com isso, a empresa busca tornar o trabalho dos motoristas mais seguro e menos desgastante, reafirmando seu compromisso com a inovação e o bem-estar dos profissionais do setor. 

Uma inovação nas tecnologias de automação de caminhões da Mercedes-Benz é o rádio controle, uma solução robusta que permite que os veículos operem com eficiência e segurança em atividades extremas ou em áreas de difícil acesso, como mineração, construção civil e operações subterrâneas. O uso do rádio controle pode ser feito por meio de um joystick, com o operador do lado de fora do caminhão para alguma manobra específica, ou dentro de uma sala de controle, quando a operação precisa ser remota por motivos de segurança.

Além dos semiautônomos da Grunner, a Mercedes-Benz já tem também caminhões autônomos atuando em ambientes controlados, como os quatro Atego autônomos que interligam a linha de produção da Ypê e seu Centro de Distribuição interno, mais uma solução robusta da Mercedes-Benz. Os caminhões autônomos e o rádio controlados oferecem vários benefícios aos clientes. A começar pela eficiência operacional, com maior produtividade, conforto e redução do consumo de combustível, devido ao controle da velocidade e menos exigência do motor.

Fonte: Revista do Caminhoneiro

×