Um alerta para a tentativa de fraude sobre o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) foi publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) após o recebimento de denúncias da prática. A FECAM-RS reforça os avisos e informa aos transportadores autônomos que a agência não faz solicitações de contato por meio telefônico ou WhatsApp para recadastramento, o que é caracterizado por golpe praticado mediante o pagamento de R$1 mil.
Segundo a ANTT, não existe a necessidade de atualização manual do registro por transportadores a cada cinco anos: a partir de 1º de setembro de 2022, o cadastro passa a ter validade indeterminada para todos os já incluídos no RNTRC. Além disso, a inscrição no registro nacional é gratuita, e pode ser realizada pelo próprio transportador no portal do RNTRC digital, no site: https://rntrcdigital.antt.gov.br.
Apenas as entidades conveniadas possuem o poder de proceder com a cobrança de valores aos seus filiados ou representados, com determinação de ressarcimento de custos referentes à prestação de serviços de inscrição no RNTRC. Confira a lista de conveniadas disponíveis no site da ANTT: https://portal.antt.gov.br/rntrc.
Reiterando o alerta para tentativas de golpes por pessoas mal intencionadas, a FECAM-RS reafirma a necessidade de denunciar, caso ocorram tentativas de cobranças abusivas, através dos canais de ouvidoria da ANTT, no número (61) 99688-4306 (WhatsApp), pelo serviço de telefone 166 ou e-mail ouvidora@antt.gov.br.