Geral

FECAM-RS reivindica medidas de apoio aos caminhoneiros devido ao COVID-19

By 20 de março de 2020 3.674 Comments

Em reunião por vídeo conferência entre representantes da FECAM-RS e o Secretário Marcelo da Costa Vieira, da Secretaria de Transportes do Ministério da Infraestrutura, de Brasília, nesta sexta-feira, 20 de março, os representantes dos caminhoneiros autônomos apresentaram suas proposições de alívio financeiro para o enfrentamento da crise do coronavírus. Os caminhoneiros são uma das categorias que seguem com seu trabalho para manter o abastecimento no país, apesar dos riscos de contaminação.

Conforme o presidente da FECAM-RS, André Costa, as proposições apresentadas ao ministério do transporte foram:

  • Distribuição gratuita de Tags para que seja incluso o vale-pedágio quando com caminhão carregado e pré-pago para o caminhoneiro quando vazio, para que ele possa passar pelas cancelas automáticas. A medida visa reduzir o contato com o dinheiro e com o atendente da praça de pedágio. Isenção de taxas das tags por pelo menos um ano;
  • Carência e congelamento de dívidas bancárias do TAC por 90 dias para parcela de financiamento do caminhão, cartão de crédito, cheque especial… etc…
  • Distribuição gratuita de kits básicos de higiene com álcool gel, máscara e luva para quando o caminhoneiro estiver em contato com outras pessoas;

Compromisso das redes de combustíveis exigirem de seus postos a higiene dos banheiros, medidas protetivas com os funcionários e a permissão, mesmo que controlada, da permanência do caminhoneiro nos restaurantes ou lojas de conveniência.

3.674 Comments