Descubra qual é a rodovia brasileira que mais impressiona!

Confederação Nacional do Transporte (CNT) realiza anualmente um estudo exaustivo sobre a infraestrutura rodoviária no Brasil. Este ranking é crucial, pois fornece um panorama detalhado das condições das rodovias, permitindo que governos e concessionárias identifiquem necessidades de melhorias e investimentos prioritários. Além disso, a avaliação técnica considera fatores como a qualidade do pavimento, a sinalização e a geometria das vias, auxiliando na gestão efetiva das rotas.

Como a Rodovia Raposo Tavares se destacou na avaliação da CNT?

A SP-270 – Rodovia Raposo Tavares, administrada pela CART Concessionária de Rodovias, foi apontada como a melhor rodovia do Brasil entre 527 avaliadas, cobrindo uma extensão total de mais de 105 mil quilômetros. O destaque da Raposo Tavares, especialmente no trecho de Ourinhos a Presidente Epitácio, inclui a excelência na qualidade do pavimento, a eficiência na sinalização e adequações geométricas necessárias, que são fatores centrais para uma rodovia segura e eficiente.

A conquista deste reconhecimento decorre de um planejamento robusto focado tanto na manutenção regular do asfalto quanto na preservação das faixas de domínio. A combinação de engenharia eficiente com um atendimento operacional de qualidade superior, como serviços de apoio mecânico e guincho, são elementos que contribuem significativamente para elevá-la ao topo do ranking.

Quais outras rodovias se destacaram na pesquisa CNT de 2024?

Além da SP-270 – Rodovia Raposo Tavares, outras rodovias receberam classificações positivas na pesquisa CNT de Rodovias 2024. A SP-225 – Rodovia João Baptista Cabral Rennó, por exemplo, foi classificada como “ótima” em condições gerais, recebendo notas de “bom” para pavimento e geometria e “ótimo” para sinalização. Isso evidencia o impacto dos investimentos contínuos e a importância da manutenção regular.

O que os números indicam sobre a infraestrutura rodoviária brasileira em 2024?

Conforme a pesquisa da CNT a infraestrutura rodoviária brasileira mostra sinais de melhoria. Em 2024, 7,5% das rodovias foram classificadas como ótimas e 25,5% como boas. Apesar disso, a maioria ainda foi considerada regular (40,4%), enquanto 20,8% das rodovias ficaram na categoria ruim e 5,8% foram avaliadas como péssimas. Estes índices sinalizam que, embora haja progresso, ainda existe um caminho significativo para a melhoria das condições rodoviárias.

Quais são os desafios futuros para a infraestrutura rodoviária no Brasil?

Rodovia Raposo Tavares – Foto Reprodução: Facebook

Apesar das melhorias observadas nas rodovias brasileiras, como demonstrado pela pesquisa CNT de 2024, diversos desafios ainda precisam ser superados. A necessidade contínua de investimentos, especialmente em trechos que ainda apresentam condições regulares ou ruins, é um dos principais pontos de atenção. Além disso, é imprescindível que as tecnologias emergentes sejam adotadas para otimizar a gestão e manutenção das rodovias.

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