Confira qual o pedágio mais caro do Brasil e como isso começou

Você já parou para pensar quando o pedágio começou a ser cobrado nas estradas do Brasil? De acordo com reportagem da Gazeta do Povo, origem do pedágio no Brasil ocorreu no século XVIII.

Na época, o então Império Português passou a cobrar uma taxa para reconstruir a cidade de Lisboa. A capital de Portugal precisava ser reconstruída, devido a um terremoto que assolou a cidade em 1755. Com isso, a coroa portuguesa passou a cobrar 20% do valor de gado conduzido na Rota dos Tropeiros (que seguiam da região Sul rumo a São Paulo e Minas Gerais).

Entretanto, o pedágio que conhecemos atualmente nasceu por meio do Programa de Concessões de Rodovias. Implementado entre 1994 e 1997, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, a concessão previa:

  • Exploração de rodovias, mediante a cobrança de pedágio;
  • Prestação de serviços de recuperação, melhoramentos, conservação, manutenção e aumento de capacidade;
  • E por fim, prestação de serviços aos usuários de rodovias.

Em resumo, a cobrança de pedágio para trafegar em rodovias brasileiras é histórica e remonta ao período em que o Brasil ainda prestava contas a Portugal.

Quanto custa um pedágio no Brasil?

valor do pedágio pode mudar de acordo com o trecho. A princípio, há 24 concessionárias presentes em 12 estados brasileiros:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Espírito Santo
  • Bahia
  • Goiás
  • Minas Gerais
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul

O estado com o pedágio mais caro do Brasil é São Paulo, na Rodovia dos Imigrantes (SP-160) e Rodovia Anchieta (SP-150). O valor cobrado para carros, por exemplo, é de R$ 33,80.

Por que temos que pagar pedágio?

Uma das principais funções do pedágio é auxiliar na solução de um problema recorrente: a falta de investimento e manutenção de rodovias.

O que acontece com o valor arrecadado nos pedágios?

valor arrecadado nos postos de pedágio é direcionado para a manutenção e melhorias dos trechos privatizados. Com isso, fica garantido aos motoristas: segurança, guincho e atendimento médico 24 horas.

Um novo modelo para o pedágio

De acordo com o Ministério dos Transportes, a um novo modelo de concessão de rodovias à iniciativa privada sendo elaborado.

Segundo nota oficial, o objetivo é garantir tarifas mais baixas ao consumidor e ainda assim, captar os investimentos necessários para recuperação e ampliação das estradas.

Outro ponto ligado a essa questão é um estudo feito pela Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes. O objetivo é ter concessões em trechos com problemas estruturais. Porém, ainda não há um modelo definido.

 

FONTE: https://www.portaldotransito.com.br/noticias/mobilidade-e-tecnologia/confira-qual-o-pedagio-mais-caro-do-brasil-e-como-isso-comecou/

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