Uma pauta importante para os transportadores autônomos teve uma vitória positiva nesta semana. A comissão da Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou o parecer do Deputado Federal Paulo Caleffi para que o tanque de combustível suplementar não caracterize atividade perigosa. O tema foi defendido exaustivamente pelo Deputado, com o apoio da Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas (CONFTAC) e federações filiadas.
A defesa pelo tema é de que no atual contexto é quase impossível transitar nas estradas brasileiras sem um tanque suplementar, pois em muitas regiões não há postos de combustíveis que permitam chegar ao destino somente com o tanque original. Isso afeta de maneira direta o trabalho dos caminhoneiros em todo país.
Com a vitória, os trabalhadores da categoria podem retomar a tranquilidade. “Atuamos desde o início para reivindicar essa pauta e não prejudicar os motoristas que levam a riqueza do Brasil de um lado a outro. Se não há condições de trabalhar com o tanque original, então o tanque suplementar se torna, sim, uma necessidade”, destacou André Costa, presidente da CONFTAC e da Federação dos Caminhoneiros Autônomos do RS (FECAM-RS).