Sem categoria

CNT lista maiores riscos para o setor de transporte no Brasil

By 30 de junho de 2023 No Comments

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou, nesta quarta-feira (21/6), um estudo inédito que aponta os principais riscos que o setor enfrenta no país. A pesquisa identificou 29 grandes riscos e dividiu-os em seis categorias: ambiental, ambiente de negócios, econômica, geopolítica, social e tecnológica.

Segundo os dados divulgados pela confederação, o risco com a maior probabilidade de ocorrer no Brasil são as alterações ou insuficiências nas políticas legais, normativas, tarifárias, fiscais e/ou tributárias. Diante disso, a entidade ressaltou que ainda há falta de previsibilidade no planejamento e uma quebra de expectativa em relação ao retorno dos investimentos no setor.

“Nesse contexto, a competitividade dos negócios depende de uma série de decisões e estratégias em relação ao futuro, visto que todas as empresas operam expostas a algum grau e tipo de risco”, destaca o presidente da CNT, Vander Costa, que ressalta, ainda, que o setor de transporte e logística não é exceção à regra.

“A atividade transportadora permeia todas as demais e impacta diretamente as cadeias de suprimento e o desenvolvimento do país, estando sujeita à influência dos ambientes nacional e internacional”, conclui.

Entre os três principais riscos listados pela confederação, são identificados outros dois de origem social: a atuação de crime organizado nacional e/ou transnacional e a escassez de mão de obra qualificada.

Em resumo, a entidade destaca que é necessário desenvolver no país uma cultura de gestão de grandes riscos, o que demanda a adoção de estruturas permanentes de identificação e monitoramento das potenciais ameaças.

LINK:https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2023/06/5103485-cnt-lista-maiores-riscos-para-o-setor-de-transporte-no-brasil.html

×