Geral

ANTT publica nova tabela do frete

By 17 de janeiro de 2020 6.196 Comments

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu novas regras para cobrança do frete rodoviário em resolução publicada no Diário Oficial da União em 16 de janeiro. Entre elas, está a obrigação do pagamento do chamado frete retorno para os caminhoneiros e novos valores para cálculo do frete. Com as alterações, o valor do piso mínimo no País sofreu um reajuste que varia de 11% a 15%, de acordo com o tipo de carga e operação. Os valores de itens, como pneu e manutenção dos caminhões, também foram atualizados. As novas regras entram em vigor na próxima segunda-feira (20).

A nova regra vale para situações em que a regulamentação do setor proíbe que o caminhoneiro retorne transportando um novo tipo de carga. O texto também incluiu a cobrança do valor das diárias do caminhoneiro e um novo tipo de carga, a pressurizada. Agora, a regulamentação abrange um total de 12 categorias. Ainda foram criadas duas novas tabelas para contemplar a operação de carga de alto desempenho, que levam menor tempo de carga e descarga.

A FECAM-RS e os Sindicatos do RS vão acompanhar nos próximos dias a repercussão com a categoria e o comportamento do mercado sobre o assunto.

Confira a integra da resolução

 

6.196 Comments