Canoas, 20 de outubro de 2025 – A FECAM RS vem a público esclarecer que não há qualquer paralisação ou greve nacional de caminhoneiros marcada para o dia de hoje ou em data próxima, ao contrário de boatos que circulam em redes sociais e grupos de WhatsApp.
A FECAM reforça que qualquer convocação ou movimentação que represente uma paralisação em rodovias será devidamente comunicada com antecedência aos órgãos competentes e à sociedade, cumprindo todas as formalidades legais. Até lá, os profissionais do transporte de cargas seguem em pleno exercício de suas atividades, zelando pela segurança e pelo cumprimento das obrigações contratuais e legais.
Reforçamos que a interrupção de tráfego em rodovias, sem comunicação ou autorização, pode ensejar sanções — como multas, apreensão de veículo e até cassação de habilitação — conforme já alertado por representantes da categoria.
A FECAM convida os caminhoneiros associados e autônomos a manterem a calma, evitarem repassar ou aderir a boatos e a focarem no diálogo produtivo junto aos poderes públicos e à sociedade para a valorização do setor.
André Costa – presidente da FECAM RS
