Com investimento superior a R$ 30 mi, a estrutura para caminhoneiros possui 120 vagas gratuitas para veículos pesados, sala de descanso, cozinha e sanitários com chuveiros
O Governo Federal, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária CCR RioSP inauguram, às 15h desta quinta-feira (4/7), o primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros na Via Dutra (BR-116/RJ/SP), localizado no km 95 da pista sentido Rio de Janeiro, ao lado de um posto de serviço. O evento vai contar com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio; além de autoridades da concessionária e do Estado de São Paulo.
O espaço foi construído em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba (SP). A estrutura de quase 67mil m² é considerada a maior em operação em uma rodovia federal concedida. Com investimento superior a R$ 30 milhões, o PPD trará mais conforto e segurança aos motoristas de veículos pesados que trafegam diariamente pelo eixo Rio de Janeiro-São Paulo, importante corredor logístico do país com grande importância industrial.
Estrutura para o caminhoneiro
O PPD da Via Dutra foi construído em uma área de aproximadamente 67 mil metros quadrados, sendo que o espaço do caminhoneiro é de 1.200m²
Nesse espaço, o motorista profissional terá uma estrutura composta por:
· Refeitório para 90 pessoas com 7 pias para lavagem de utensílios, além de 10 micro-ondas.
· Lavanderia com 10 tanques.
· Sala de descanso para 31 pessoas com tevê e espreguiçadeiras.
· 1 banheiro masculino com 10 chuveiros, 10 vasos sanitários e 10 pias.
· 1 banheiro feminino com 4 chuveiros, 4 vasos sanitários e 4 pias.
· 1 banheiro PCD masculino com 1 vaso sanitário, 1 pia e um chuveiro.
· 1 banheiro PCD feminino com 1 vaso sanitário, 1 pia e um chuveiro.
· 1 Fraldário com 1 pia e 1 bancada.
A área externa do Ponto de Parada e Descanso é composta por 120 vagas de estacionamento para veículos bitrem, caminhões e carretas, sendo:
· 24 vagas para bitrem longo (32.8m cada vaga).
· 96 vagas para caminhões e carretas (21.6 m cada vaga).
Também serão disponibilizadas duas vagas exclusivas com tomadas para veículos frigoríficos, outras 20 vagas para veículos de passeio, segurança e wi-fi para os motoristas acessarem internet. Além disso, há espaço disponível para locação de empresas de serviços terceirizados, como minimercado, lavanderia e farmácia. Ainda, todas as lâmpadas do local possuem tecnologia LED, que são mais econômicas e duráveis.
Fonte: ANTT