No início de agosto, o Ministério da Saúde instituiu um incentivo financeiro de custeio para o desenvolvimento à saúde integral de caminhoneiros, através de portaria publicada no Diário Oficial da União. A medida vale para o ano de 2021 nos municípios com pontos de parada e descanso (PPD) para caminhoneiros certificados pelo Ministério da Infraestrutura.
Adotada no âmbito da Atenção Primária em Saúde, o incentivo tem como objetivo apoiar a gestão municipal a implementar ações voltadas para a prevenção e cuidado em saúde de caminhoneiros e caminhoneiras, favorecendo a adesão aos programas e iniciativas existentes nos municípios que sediam os PPD. A portaria já apresentou uma lista de municípios autorizados para receber o benefício de R$30 mil, e determinou que as gestões interessadas em receber o incentivo deverão seguir orientações específicas: como estar oficialmente certificado, apresentar planejamento e realizar ações e campanhas em cuidados com a saúde desses trabalhadores.
Fonte: Agência Brasil / https://www.revistacaminhoneiro.com.br/portaria-libera-recursos-para-a-atencao-a-saude-dos-caminhoneiros