Geral

Transportadores autônomos podem usar Aplicativo NFF

By 16 de setembro de 2020 No Comments

O Governo do Estado no RS, por meio de Secretaria da Fazenda, lançou neste mês de setembro, oficialmente, o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), que visa simplificar a emissão de documentos fiscais eletrônicos no Brasil.  O App foi Concebido pelo Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), por meio da Receita Estadual, Procergs e o Sebrae Nacional.

O projeto engloba os transportadores Autônomos de Cargas, que podem solicitar a emissão dos documentos fiscais relativos às prestações de serviços de transporte rodoviário de cargas em dispositivos móveis, de forma simples, intuitiva e ágil.  As informações serão coletadas por meio do aplicativo para a emissão do conhecimento de Transporte Eletrônico ( CT-e) e do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), deixando as burocracias sob responsabilidade de um sistema centralizado, o Portal Nacional da NF, sem abrir mão da qualidade das informações prestadas.

O App permite que o transportador emita o documento fiscal pelo aplicativo e porte esse documento de forma apenas digital, sem a necessidade de papel. Alguns usuários já estão testando a solução, que visa reduzir custos e burocracias para os transportadores autônomos de cargas e está à disposição para adesão dos Estados.

A FECAM-RS acompanha o desenvolvimento desse projeto, sempre no intuito de garantir  direitos, serviços e melhores condições no trabalho dos caminhoneiros autônomos. Por isso a entidade se coloca à disposição da categoria para debater o assunto e ouvir suas experiências  com a nova ferramenta. Faça contato conosco: (51) 3232-3407 ou fecam@fecamrs.com.br

Saiba mais sobre o App NFF em : https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nff/Faq

Leave a Reply