Geral

Governo do Estado confirma o inicio da testagem para Covid-19 neste mês para caminhoneiros com destino à Argentina

By 17 de maio de 2021 No Comments

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul informou que a Secretaria da Saúde (SES) dará inicio no mês de maio à testagem diagnóstica para Covid-19 de motoristas de caminhão que passam pelo RS em direção à Argentina. A decisão tem sido tratada desde 2020, e teve a iniciativa da ação a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sendo pauta de reunião nesta segunda-feira (10) entre a SES, gestores municipais e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Seguindo a legislação da Argentina que pede o teste negativo para Coronavírus na travessia da aduana, será definida nos próximos dias a data de inicio da ação e detalhes sobre os locais de testagem apontados pelas gestões municipais. Para realizar o teste, os caminhoneiros deverão apresentar o documento de Manifesto Internacional de Cargas (MIC), para atestar que irá atravessar a fronteira argentina.

De acordo com o Governo do Estado, serão parceiros oferecendo postos de saúde para a testagem dos caminhoneiros os municípios de Passo Fundo, Osório, Bento Gonçalves, São Marcos, Vacaria e Caxias do Sul, atendendo profissionais que passarem por alguma dessas cidades. A PRF também fará parte da ação, oferecendo orientação e garagens para estacionar os caminhões.

De acordo com a Secretária da Saúde, Arita Bergmann, a escolha dos municípios foi estratégica, já que a maior parte dos motoristas de caminhão tem origem de outros estados, ou partem do RS a caminho da Argentina, e passam por algum dos pontos nas principais rodovias federais. A previsão é de que os testes sejam analisados no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre, até que a estrutura do Laboratório da Fronteira (Lafron) em Uruguaiana esteja em pleno funcionamento.

 

Leave a Reply