Sem categoria

FECAM-RS expressa preocupação com extinção da Unidade Regional da ANTT no Estado

By 25 de março de 2022 No Comments

As notícias de uma provável extinção da Unidade Regional da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Rio Grande do Sul preocupam a Federação dos Caminhoneiros Autônomos do RS (FECAM-RS). A entidade que representa os caminhoneiros reconhece que a ANTT tenha a necessidade de abrir unidades em outras regiões do Brasil, como vem sendo exposto, mas salienta que o Rio Grande do Sul representa uma das principais rotas de transporte de cargas e passageiros no país, além de ter a maioria dos postos de fronteira (36,6%).

Segundo André Costa, Presidente da FECAM-RS, a possibilidade de trocar a unidade para Santa Catarina não parece ter embasamento, visto que o Estado representa muito menos em malha rodoviária e ferroviária. Ele também salienta a importância do trabalho de fiscalização da ANTT, o que garante a segurança dos transportadores autônomos de cargas.

“O trabalho de quem dirige pelo Estado depende também da eficiência da Unidade Regional e que ela esteja próxima e acessível. Ainda não temos nenhuma justificativa relevante para essa mudança, que com certeza vai afetar a segurança nas rodovias”, explica André Costa. Ainda de acordo com ele, a expectativa é de que a ANTT apresente estudos técnicos e relevantes para debater o assunto, e não que a decisão seja tomada isoladamente e sem levar em consideração todas as categorias da sociedade que serão afetadas por qualquer mudança, incluindo os transportadores.