Geral

Entidades lançam campanha pela redução do preço dos pedágios na Região Sul do RS

By 10 de julho de 2020 No Comments

Sindicatos e associações de diferentes segmentos empresariais de Rio Grande e de Pelotas iniciaram uma mobilização pela redução do preço cobrado nas cinco praças de pedágio das BRs 116 e 392, no Sul do Rio Grande do Sul. A campanha Pedágios, Reduzir para Crescer foi lançada em uma videoconferência com lideranças políticas e empresariais da região, seguida de adesivagem de caminhões.

Adesivos serão distribuídos aos caminhoneiros e aos motoristas de veículos de passeio que trafegam pela região. Além de conscientizar a sociedade pela importância da revisão de preços, as peças trazem um QR Code que direciona para uma petição online, cujas assinaturas coletadas serão entregues à ANTT.

Em abril, após auditoria nos contratos, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a revisão das tarifas nas cinco praças que compõem o Polo Rodoviário de Pelotas. Porém, a agência reguladora recorreu da decisão e o processo retornou para a análise do TCU. A ANTT autorizou então novo aumento de tarifas, cuja vigência tem início no dia 11 de julho.

“Se nada for feito, a situação continuará dessa forma até 2026, ano em que termina o contrato de concessão atual. Por isso, acreditamos ser necessário uma mobilização de toda a sociedade.”, destaca  nota enviada pelas entidades.

A campanha é liderada pelo Aliança Rio Grande, Aliança Pelotas, Portos RS, Cooperativa dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Cargas do Rio Grande (Cootracam), Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens do Rio Grande (Sindicam), Sindicato dos Terminais Marítimos de Granéis, Sólidos Líquidos em Geral, e de Containers no Porto de Rio Grande (Sintermar).

A FECAM-RS manifesta seu apoio  ao movimento de questionar os valores do pedágio dessa concessionária e se engaja na campanha juntamente com as demais entidades.

Para assinar a petição basta acessar o endereço http://bit.ly/pedagiomaisbarato.

 

Leave a Reply