Home » A Fecam » Despoluir

Programa Ambiental do Transporte Despoluir

Mobilizando o Transporte. Melhorando o Meio Ambiente

Clique ao lado e assista o vídeo!

No momento em que o mundo busca alternativas sustentáveis de crescimento, o transporte, atividade fundamental para o desenvolvimento do Brasil, assume sua responsabilidade em favor da qualidade de vida e do meio ambiente. Para aprimorar sua atuação ambiental e também cuidar da saúde dos seus trabalhadores e familiares, o setor transportador conta com o auxílio do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir.

Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, o Despoluir se consolida como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos.

Nesse processo, o trabalhador do setor é a peça fundamental, tornando-se um disseminador de boas práticas socioambientais. Com o Programa, a CNT, o SEST e o SENAT estimulam e defendem um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios não só para os seus trabalhadores, mas também para toda a sociedade.

Uma das ações do Despoluir de maior destaque é a Avaliação Veicular Ambiental. Com o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis, essa linha de ação já atendeu cerca de 39 mil transportadores e realizou mais de 1,9 milhão de avaliações veiculares.

Além de contribuírem para o desenvolvimento sustentável, as atividades do Despoluir também colaboram para a redução de custos de empresas, caminhoneiros autônomos e taxistas, com a adoção de procedimentos mais limpos.

Com o Despoluir, os transportadores assumem seu papel na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado.

Avaliação Veicular Ambiental

A CNT, o SEST e o SENAT reconhecem que as questões ambientais demandam preocupação e mobilização globais e que a participação de todos os setores da sociedade é fundamental para solucioná-las. Sob essa perspectiva, o Despoluir desenvolve diversas ações com foco no desenvolvimento sustentável, entre elas, a linha de ação AVALIAÇÃO VEICULAR AMBIENTAL.

Essa linha de ação prioriza o bem-estar e a saúde dos trabalhadores do setor de transporte, buscando a melhoria da qualidade do ar, sobretudo em áreas urbanas. Sua execução ocorre por meio de unidades móveis que vão até os transportadores para aferirem ônibus e caminhões movidos a diesel.

Os técnicos que operam essas unidades contam com equipamentos – opacímetro, tacômetro, computador portátil e software personalizado – para realizarem as avaliações veiculares, com base na Resolução CONAMA nº 418/2009 e na Instrução Normativa IBAMA nº 6/2010.

Destaca-se que as avaliações veiculares ambientais do Despoluir são realizadas pelas equipes técnicas das Federações de transporte de passageiros e de carga afiliadas à CNT, com o apoio das Unidades do SEST e do SENAT.

Benefícios do Programa Despoluir

1

Estudos comprovam que os trabalhadores do setor de transporte são os mais expostos aos poluentes advindos da sua atividade. A poluição atmosférica provoca problemas respiratórios e irritação nos olhos, nariz e garganta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o material particulado (MP) – tipo de poluente emitido por veículos a diesel – pode causar diversas doenças, até câncer de pulmão.

2

Protegendo a saúde do trabalhador e de toda a sociedade, a linha de ação AVALIAÇÃO VEICULAR AMBIENTAL promove a regularização ambiental da frota e a consecutiva diminuição da fumaça lançada no ar pelos escapamentos dos veículos.

3

Adicionalmente, ao avaliar os veículos dos transportadores, os técnicos do Despoluir também orientam sobre outros temas ambientais, como condução econômica, manutenção preventiva, eficiência energética, qualidade do combustível, gestão hídrica e de resíduos.

Selo Despoluir

O trabalhador atendido nessa linha de ação que estiver com seu veículo dentro dos padrões de emissão de poluentes, recebe o Selo Despoluir. Já os responsáveis pelos veículos não aprovados recebem orientação técnica para a correta manutenção. Atualmente, vários operadores logísticos reconhecem a importância desse projeto e exigem que seus transportadores portem o Selo Despoluir.